Sugestões para Apresentações

Sugestões Gerais para as Apresentações
dos Trabalhos Aceitos no SBSeg 2024

Este documento foi criado para oferecer um conjunto de ideias e sugestões, além de referências úteis, que podem ajudar na preparação de apresentações de alta qualidade para os trabalhos aceitos no SBSeg 2024. 

Aqui, você encontrará dicas práticas para uma boa apresentação, além de uma lista de exemplos de slides e apresentações. O repositório inclui arquivos em PDF, PPTX, Template LaTeX, e/ou links para slides no Google Drive, permitindo que você faça uma cópia e edite rapidamente no seu próprio ambiente! Os exemplos seguem boa parte das dicas oferecidas e são de livre uso pelos autores.

Segue o template do evento, juntamente com exemplos de slides e um conjunto de dicas para criar uma apresentação de qualidade.

Exemplos de Slides

 

Dicas Gerais:

  • Utilize slides clean, preferencialmente com fundo branco e texto preto;
  • Não exagere na quantidade de cores, exceto se for absolutamente necessário para diferenciar dados em gráficos;
  • Usar esquemas de cores que tenham bom contraste. Leitura recomendada:
  • Dedique tempo e energia à qualificação do conteúdo dos slides;
  • Use os slides apenas como um guia para sua fala, evitando sobrecarregá-los com informações;
  • Não fique só lendo os slides, pois isso passa uma impressão muito ruim de despreparo: ao ver o novo slide, o conteúdo já despontará em sua cabeça e você poderá elaborar sobre o mesmo sem precisar ficar lendo;
  • Não deixe de olhar para o público: isso é muito importante. A apresentação não é para você, para a tela, para o computador, para o chão, para o teto e nem para as paredes: é para o público (se for tímido/a, basta ficar mudando o olhar de um lugar para outro da plateia, ou um poquinho acima da cabeça das pessoas em um ponto no fundo da sala);
  • Treine sua apresentação para garantir que você respeite o tempo estabelecido pelo evento (em pé e falando alto);
  • Inclua numeração nos slides, pois facilitar discussões ou perguntas;
  • Faça várias iterações de melhoria nos slides. Assim como um bom texto, uma boa apresentação demanda trabalho e ciclos de refinamento;
  • Inspire-se em bons exemplos de outras apresentações! Veja os exemplos no final deste documento;
  • Experimente fugir do clássico! Em vez de começar com o tradicional slide de roteiro, considere iniciar com uma motivação forte ou uma problemática relevante. Muitas vezes, isso torna a apresentação mais envolvente e fluída. Exemplos disso também estão no final deste documento.
  • Lembre-se que a finalidade de uma apresentação é fazer quem está assistindo possa compreender uma ideia, consiga entender os seus argumentos e linha de raciocínio. Se ao final da apresentação isso não for atingido, então a apresentação foi falha. Apresentar um trabalho é um ato de fazer a plateia entender os seus argumentos, não necessariamente que concordem com as informações apresentadas.

 

Dicas de Conteúdo:

  • Quantos slides fazer? Não há uma resposta única, algumas pessoas falam em torno de um slide por minuto. Porém,  isso pode variar de acordo com o conteúdo dos slides e o quê o apresentador deseja explicar. Fazer slides com muito texto tendem a consumir mais tempo e serem menos motivacionais para plateia durante a apresentação.
  • Evite blocos de texto, como parágrafos e frases longas:
    • Prefira itens curtos e diretos, que sirvam apenas como guia para sua fala;
    • Não faça transcrição de sentenças e/ou parágrafos do texto para slides;
    • Evite sentenças completas com artigo, adjetivo, sujeito, preposição, verbo, objetos direto e indireto etc. Isso é para textos, não para slides;
      • A melhor forma de passar o conteúdo de maneira simples e direta é se inspirar em manchetes de jornal. Por exemplo, ao invés de escrever:
        “O novo sistema XPTO desenvolvido neste trabalho teve um desempenho que superou em 30% a melhor versão da literatura.”
        procure criar uma “manchete” como:
        “XPTO: desempenho 30% superior ao estado da arte”
        e complemente com detalhes na sua fala, a qual poderá conter sentenças mais completas e explicativas.
  • Use fontes grandes (muito grandes):
    • Preferencialmente 24pt ou maior para o conteúdo dos slides, imagens e tabelas;
    • Títulos dos slides devem ter 32pt ou mais;
  • Não deixe muito espaço em branco em seus slides: se há espaço em branco, é porque você pode estar com fontes e/ou figuras que poderiam ser maiores e ocupar um espaço super nobre que não está sendo devidamente aproveitado;
    • Observe que isso não significa encher o slide com conteúdo excessivo.
  • Utilize boas imagens:
    • Prefira imagens significativas, representativas e de alta qualidade;
    • Dê preferência a imagens vetoriais ou de alta definição (e.g., SVG, PNG, PDF);
      • Se, ao fazer um zoom, seu slide apresenta fontes ou figuras borradas ou com artefatos quadriculados, considere trocar por uma versão de mais alta definição ou vetorial;
      • Figuras baseadas em copia-cola de regiões de tela são as piores alternativas e que devem ser evitadas.
  • Melhore a apresentação das tabelas:
    • Reconstrua tabelas complexas para que fiquem mais claras nos slides;
    • Nem sempre é necessário mostrar a tabela completa; apresente apenas os dados mais relevantes;
    • Nem sempre é necessário mostrar todas as tabelas e dados de seu artigo; é melhor explicar bem e com calma os dados mais relevantes do que tentar mostrar tudo de forma corrida e pouco compreensível;
    • Exiba tabelas e imagens de forma progressiva nos slides, destacando com círculos, retângulos ou setas as partes que estão sendo explicadas.
  • Use técnicas simples para destacar e explicar gradualmente imagens e gráficos:
    • Por exemplo, use um retângulo branco ou parcialmente transparente para cobrir partes da imagem que serão explicadas depois ou distribua o conteúdo do slide em vários outros, acrescentando conteúdo a cada novo slide apresentado;
    • É muito importante que você conquiste e mantenha cativa a atenção do público para o ponto que estiver explicando: se o slide tiver muita informação (texto ou figuras), boa parte do público poderá estar tentando ler e entender partes diferentes da que você está explicando.
  • Apesar de recomendável, não é obrigatório colocar títulos em todos os slides:
    • Em alguns casos, aumentar o tamanho da imagem ou da tabela pode ser mais eficaz do que incluir um título;
  • Evite sobrecarregar os slides:
    • Muito conteúdo, seja em forma de texto ou imagens/tabelas complexas, pode distrair o público. É fundamental selecionar cuidadosamente o que será apresentado em cada slide. Menos é mais!
    • Se há várias imagens em um mesmo slide, considere dividi-las em mais slides a fim de aumentar o tamanho e a inteligibilidade delas e a fim de manter o foco do público na imagem que você está explicando.
  • Escolha seletivamente o conteúdo mais relevante a apresentar dentro do tempo disponível;
    • Foque no problema, na solução, nos desafios e nos resultados;
    • Apresentar um contexto longo é pouco relevante; você poderá perder a atenção do público no meio do caminho;
    • Não é necessário gastar tempo justificando a sua pesquisa, pois basta apresentar claramente o problema que está sendo resolvido;
    • É recomendado não gastar muito tempo nos trabalhos relacionados.
  • Procure enumerar os seus slides, a numeração possui dois propósitos principais:
    • Facilitar a plateia a fazer anotações e poder direcionar melhor as perguntas
    • Como apresentador, se você treinou, pode controlar o seu tempo de apresentação e saber se está no tempo correto, adiantado ou atrasado.

 

Dicas de Preparação:

  • Visualize sua apresentação em um celular a 50 cm de distância:
    • Se tudo estiver legível e compreensível, seus slides estarão bem preparados para diferentes ambientes;
  • Realize pelo menos duas revisões do conteúdo da apresentação com seus coautores;
  • Planeje sua apresentação dentro do tempo estipulado no slot da sua apresentação no evento;
    • Se tiver dúvidas sobre o tempo, contate o chair da sua trilha ou evento;
    • Algumas pessoas sugerem que se prepare um slide por minuto de apresentação, excluindo as capas inicial e final. Essa dica é boa, mas deve ser tomada com cuidado, pois ela é mais precisa para apresentações mais curtas. Nas mais longas as pessoas acabam relaxando e gastando mais de um minuto por slide;
    • Se ficar muito tempo (dois minutos ou mais) falando de um mesmo slide, provavelmente ele está com conteúdo demais e deve ser dividido em dois ou três outros. É muito maçante para o público ficar ouvindo uma apresentação que quase não troca o slide;
    • Também não é nada bom que a pessoa fique falando de um monte de coisas que não estão cobertas pelo slide. O público fica facilmente perdido se não encontra no slide o suporte para o que está sendo falado. Não é para ficar lendo só o que está no slide e é sempre bom complementar com algumas frases mais elaboradas, mas não ao ponto de passar informações fundamentais só pela fala, isto é, sem estar presente no slide;
    • Respeite, respeite e respeite o tempo que lhe foi alocado: tenha como meta nos ensaios uma tolerância de 5% do tempo alocado (sem incluir tempo de perguntas) para terminar antes ou depois do prazo. Normalmente os presidentes de sessão toleram um pouco mais que isso se for necessário, mas não devemos jamais (jamais!!!) ultrapassar a marca de 10% de tolerância (para mais ou para menos) no momento da apresentação. Podemos perder o direito a concluir ou perder uma ótima oportunidade de passar nosso recado.
      Um dos problemas mais comuns e constrangedores em apresentações ocorre quando a pessoa não termina ao final de seu tempo (obrigando o presidente da sessão a interrompê-la sem que ela tenha concluído) ou quando a pessoa termina muito antes do tempo que lhe foi alocado. O primeiro caso mostra um certo desprezo pelas regras e um desrespeito aos organizadores e ao público. O segundo caso mostra também um desprezo pelo tempo (de ouro) que lhe foi concedido e não aproveitado (será que seu trabalho ou você são tão bons a ponto de não precisarem usar o tempo disponível para explicar direitinho o que fizeram? A impressão que um término prematuro deixa é oposta a isso…); 
  • Tipicamente a sua contribuição está na parte final do artigo, logo essa deve ser a maior parte do tempo. Uma boa sugestão de divisão do tempo da apresentação: 
    • Em torno de 30% do tempo para a fundamentação;
    • Em torno de 15% do tempo para definição do objetivo e ou problema;
    • Em torno de 45% do tempo para sua contribuição, principalmente discussão de resultados, limitações e contribuições; e
    • Em torno de 10% para considerações, trabalhos futuros e agradecimentos.
  • Treine pelo menos cinco vezes a apresentação para ajudar seu cérebro a:
    • Fixar o conteúdo;
    • Ficar mais tranquilo;
    • Criar uma sequência lógica e natural para a apresentação.
    • A falta de ensaios de uma apresentação é facilmente percebida pelo público, pois:
      • o apresentador gagueja, 
      • para muitas vezes para pensar no que vai falar, 
      • repete coisas já faladas, pois acha que encontrou uma forma melhor de explicar o que já deveria ter ficado claro antes;
      • não consegue passar a mensagem mais relevante do artigo dentro do tempo disponível;
      • pode ser interrompido antes de terminar por exceder o tempo alocado;
      • pode ficar sem tempo disponível para perguntas e discussões, que são alguns dos objetivos e benefícios mais importantes de uma apresentação.
    • A experiência mostra que somente a partir do quinto ou sexto ensaio é que o discurso da apresentação fica fluido, bem organizado, sem redundâncias e mais fácil de acompanhar.
    • Se puder, grave vídeo ou áudio de seus ensaios e ouça algum tempo depois: perceberá alguns pontos a melhorar que não ficaram tão claros durante a gravação. 

 

Colaboradores: Diego Kreutz (UNIPAMPA), Marco A. Amaral Henriques (UNICAMP), Charles Christian Miers (UDESC), Cintia Borges Margi (USP), Rodrigo Brandão Mansilha (UNIPAMPA)