Edição Especial no JBCS

Edição Especial do SBSeg 2024 no JBCS

O Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)  é o principal periódico da SBC e está classificado como Qualis A2 pela CAPES, com base no período de 2017 a 2020. Os autores dos Artigos Selecionados do SBSeg 2024 (XXIV Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais) serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para a edição especial do JBCS.

O comitê de seleção da Edição Especial indicará os melhores artigos tanto das trilhas principais quanto dos eventos satélites, incluindo o Salão de Ferramentas (SF), o Concurso de Teses e Dissertações em Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (CTDSeg) e o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG). Os autores dos artigos selecionados serão convidados a submeter uma versão estendida de seu artigo aceito ao JBCS.

Número de artigos de alta qualidade esperados para serem selecionados e convidados para a edição especial do JBCS:

Trilhas principais:
até 3 melhores artigos de criptografia;
até 15 melhores artigos de sistemas;

CTDSeg:
até 6 melhores artigos;

SF:
até 10 melhores artigos, considerando a alta qualidade dos artefatos e a inovação científica necessária para a publicação de uma versão estendida em um periódico;

WTICG:
até 3 melhores artigos;

Comitê de seleção dos melhores trabalhos

Altair Olivo Santin (PUCPR)

Cíntia Borges Margi (USP)

Diego Kreutz (UNIPAMPA)

Eduardo Feitosa (UFAM)

Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA)

Marco Aurélio Amaral Henriques (Unicamp)

Raphael Machado (UFF)

Tiago Heinrich (MPI/DE)

Editores Convidados

Diego Kreutz (UNIPAMPA)

Lourenço Pereira Júnior (ITA)

Altair Olivo Santin (PUCPR)

Tiago Heinrich (Instituto Max Planck de Informática e UFPR)

Instruções para os autores dos artigos selecionados

Os autores são convidados a submeter uma versão estendida de seus artigos para o JBCS. Esta versão estendida deve incluir uma versão revisada do artigo original do SBSeg 2024 com figuras, texto e dados atualizados. Além disso, deve incorporar pelo menos 30% de conteúdo novo para trabalhos completos da trilha principal (originalmente de 14 páginas) e no mínimo 50% a 70% de conteúdo novo para os trabalhos dos demais eventos devido a diferença em termos de número de páginas (originalmente entre 8 a 10 páginas), cobrindo diferentes aspectos técnicos relevantes e avanços recentes e resultados adicionais. Os autores devem indicar claramente qual é parte do texto que foi incorporada no trabalho.

Proposta inicial de cronograma

Conferência SBSeg: 16/09/2024 – 19/09/2024

Data de Abertura para Submissões: 30/09/2024

Prazo para Submissão de Manuscritos: 31/01/2025

Prazo para a Primeira Rodada de Revisões: 15/03/2025

Prazo para Submissão de Manuscritos Revisados: 15/04/2025

Prazo para a Segunda Rodada de Revisões / Aceitação Editorial: 01/06/2025

Data Esperada para a Edição Especial estar pronta para Produção: 01/08/2025

Observação: A edição especial do JBCS foi inicialmente planejada para destacar os melhores trabalhos de artefatos com inovação científica. A ideia original era termos uma edição especial separada para os trabalhos da trilha principal, cujo alvo era o Computers & Security. No entanto, após a decisão sobre a aceitação da edição especial do JBCS e considerando a sobrecarga e o tempo envolvidos em um segundo processo de edição especial para os trabalhos da trilha principal, decidimos manter uma única edição especial. Assim, selecionaremos até 10 trabalhos de alta qualidade e com inovação científica do Salão de Ferramentas, uma vez que essa edição especial foi originalmente concebida para os melhores trabalhos de artefatos.